terça-feira, 20 de julho de 2010

FALAR DE JESUS CRISTO HOJE



Não nos cansamos de repetir frases mais ou menos bem elaboradas sobre Deus feito homem, subordinado ao ema"Jesus Cristo, único Salvador do mundo ontem, hoje e sempre".

Todavia, permanecemos ainda muito longe de reconhecer, o que há de inaudito na aproximação da Palavra de Deus, à palavra do homem, na simbiose destas duas naturezas, a propósito de Jesus de Nazaré.

Efectivamente, o evento - Encarnação - ocorrido há dois mil anos atrás, suscita no homem actual, crente ou não, senão um fascínio por este fenómeno prodigioso, pelo menos uma certa curiosidade, um questionar tal acontecimento.

Como pode Deus ter assumido um rosto, ter-se feito homem, ter vestido roupagem humana? - eis a grande interrogação dos nossos contemporâneos.

Todavia, hoje, milhões de homens e mulheres de todas as idades, condições e povos, falam abertamente de Jesus Cristo, no presente, como de alguém vivo que é e será fonte de vida nova para as gerações presentes e futuras.
Falam assim de uma pessoa que encontrou na vida humana um lugar para aí "montar" a sua tenda, há quase vinte séculos.

A verdade é que não foram os cristãos que inventaram Cristo, antes O receberam, acolheram a sua mensagem que é Boa Nova, O seguiram, O reconheceram ressuscitado e O testemunharam porque acreditaram.

Nós, discipulos deste mesmo Cristo ressuscitado, depositários desta mesma Boa Nova, nesta geração presente, herdamos esse mesmo património e essa mesma tarefa de O anunciar porque também acreditamos que só Ele pode salvar.

Os cristãos, nós cristãos, somos, pois, estes homens e mulheres que pomos a nossa confiança em Jesus de Nazaré.

Comprometemos a própria vida no seu seguimento. proclamamo-l'O como Filho de Deus e como Salvador, como Senhor e Cristo, Messias de Deus e confessamos que Deus O "ressuscitou de entre os mortos".
Tal é a fé dos apóstolos expressa desde o ínicio, tal é a tradição unaânime da Igreja expressa no simbolo da fé.

É a "fé em Jesus ressucitado que leva os Apóstolos a mergulhar no mistério da redenção. É a fé em Jesus ressuscitado que dá á Igreja a experiência libertadora de se sentir salva".

"Jesus ressuscitou como "primogénito de entre os mortos" (Col 1,18).
A fé na ressurreição de Jesus revela a nossa salvação ao mesmo tempo que a realiza, a concretiza, a torna já presente no tempo.
A fé pascal é, por conseguinte, o ponto de partida de toda a experiência cristã e introduz o homem na salvação.

É por isso que Paulo tem razão ao dizer: "Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé,... e nós, que nesta vida pusemos a nossa esperança em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens" (1 Cor 15,17-19).

Mas o que é então a fé?

Em que consiste o acto de fé?

Ter fé é simplesmemte crer, acreditar?

Hélder M. Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário